A estação ferroviária de Marataízes, parte da Estrada de Ferro Itapemirim, foi construída entre 1910 e 1920. Inicialmente, a ferrovia ligava a estação da Barra, no porto da Barra do Itapemirim, à Usina Paineiras, sendo posteriormente estendida até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. Esse projeto era uma derivação de uma ideia mais antiga que visava conectar o porto da Barra às cidades de Castelo e Alegre, ao norte. Nos anos 1880, os trechos entre Cachoeiro e Castelo, bem como entre Coutinho e Rive, foram construídos. O primeiro trecho tornou-se a Estrada de Ferro Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) foi incorporada mais tarde como o ramal de Castelo da Leopoldina.
A Estrada de Ferro Itapemirim foi uma das poucas na região que não foram absorvidas pela Leopoldina, sendo finalmente extinta em meados dos anos 1960. Na sua extensão máxima, a ferrovia chegava até a praia de Marataízes, indo além da estação da Barra. Jonas Moraes foi encarregado de inaugurar as estações terminais da Barra do Itapemirim e de Marataízes, em 1925.
A chegada da ferrovia foi crucial para o desenvolvimento de Marataízes, especialmente a partir da década de 1940, quando a cidade começou a atrair veranistas de cidades próximas, como Cachoeiro de Itapemirim. A rodovia que ligava essas cidades era precária, tornando a ferrovia a melhor opção de transporte. A linha operava com uma locomotiva e cerca de quatro carros, realizando uma viagem por dia. O número de passageiros era alto no verão, diminuindo no restante do ano.
Com o asfaltamento da rodovia ligando Cachoeiro de Itapemirim a Marataízes, que reduziu o percurso para menos de 50 km, a Estrada de Ferro Itapemirim foi desativada na década de 1960. A estação de Marataízes foi preservada, sendo transformada em estação rodoviária e ponto de informações turísticas.