A Secretaria da Cultura (Secult) promove, entre os dias 6 e 11 de novembro, os Encontros Setoriais da Cultura. A série de eventos vai reunir, ao longo de seis dias, artistas, agentes culturais e demais representações de segmentos específicos, que terão a oportunidade de dialogar sobre as políticas públicas da cultura no estado e no país, bem como apresentar propostas construtivas sobre elas.
Outro aspecto importante é o fato de esses encontros serem preparatórios para a 4ª Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em dezembro, e a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece entre 4 e 8 de março em Brasília, Distrito Federal. Na conferência estadual, serão escolhidas mediante votação as pessoas que vão representar o Espírito Santo na 4ª CNC.
Os encontros serão realizados no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e no Hub ES+, ambos localizados no Centro de Vitória. A única exceção é o encontro setorial das culturas indígenas, que acontece no município de Aracruz.
>>>. Qualquer agente cultural ou membro da sociedade civil interessado pode participar do evento. Para isso, basta se inscrever neste link.
O encontro é realizado pela comissão organizadora da Secult com o Conselho Estadual de Cultura (CEC)
De acordo com o gerente do Sistema Estadual de Cultura, Herialdo Plotegher. “Reavivar as discussões setoriais fortalecerão a revisão e a retomada – e em alguns setores, a elaboração e a implementação – de políticas públicas que considerem as especificidades de cada setor, ao mesmo tempo em que pensem o campo da Cultura em sua totalidade. Pensar cada setor, considerando a complexidade do campo da Cultura e da sociedade brasileira, a partir da escuta de quem de fato cria e produz arte e cultura em nosso país, é fundamental, pois somente desta forma, com ampla participação social em todo o processo do ciclo das políticas culturais, avançaremos rumo à equidade e justiça social”, destaca Plotegher..
Representatividade
No encontro setorial, serão escolhidos os delegados setoriais que vão representar cada segmento nas Conferências Estadual e Nacional de Cultura. Esses participantes têm papel fundamental para contribuir com a elaboração de propostas e relatórios sobre os eixos temáticos que vão nortear a metodologia e as diretrizes de um novo Plano Estadual de Cultura – a ser incorporado em 2024, em consonância com o plano nacional que será definido na 4ª CNC.
Além da elaboração de propostas, os participantes terão ainda oportunidade para trocar experiências e dialogar sobre as convergências das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.
Conheça os setores participantes:
Arquitetura e urbanismo
Arquivos
Arte digital (que inclui cinema e games)
Artes visuais
Artesanato
Circo
Culturas indígenas
Culturas Populares
Dança
Design
Expressões artísticas culturais afro-brasileiras
Livro, leitura e literatura
Moda
Museu
Música
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Material
Teatro
Programação:
06/11 (segunda) – 18h às 21h
Música – Auditório HUB ES+
Museu – Auditório MAES
Patrimônio Imaterial – Sala Criativa HUB ES+
07/11 (terça) – 18h às 21h
Arte digital – Sala Maker HUB ES+
Artes visuais – Auditório MAES
Expressões artísticas culturais afro-brasileiras – Sala Criativa HUB ES+
08/11 (quarta) – 18h às 21h
Livro, leitura e literatura – Auditório HUB ES+
Patrimônio Material – Auditório MAES
Circo – Sala Marker HUB ES +
09/11 (quinta) – 18h às 21h
Dança – Sala Criativa HUB ES+
Arquitetura e urbanismo – Auditório MAES
Artesanato – Auditório HUB ES+
10/11 (sexta) – 18h às 21h
Design – Auditório MAES
Moda – Sala Criativa HUB ES+
Teatro – Auditório HUB ES+
11/11 (sábado) – 14h às 17h
Cultura indígenas – Aracruz (local a definir)
Culturas Populares – Auditório HUB ES+
Arquivos – Sala Criativa HUB ES+
Locais:
HUB ES +, Praça Costa Pereira, 30 – Centro, Vitória
Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Avenida Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória
Aracruz (local a ser definido)
4º Conferência Nacional de Cultura: “Democracia e Direito à Cultura”
O objetivo geral da 4º Conferência Nacional de Cultura é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando ao fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil. Leis e demais políticas públicas de cultura como Lei Paulo Gustavo e da Aldir Blanc 2, serão discutidas no evento.
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência Nacional de Cultura é organizada pelo MinC, por meio do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e reúne agentes culturais de todo o Brasil para debater as políticas culturais. Nas três edições anteriores, a conferência chegou a ter representantes de 26 estados. O tema da próxima edição vai abordar seis eixos temáticos: 1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2. Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; 3. Identidade, Patrimônio e Memória; 4. Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e 6. Direito às Artes e Linguagens Digital.
Conselho Estadual de Cultura
Dialogar, contribuir e integrar a sociedade nas melhorias das ações de políticas culturais do Estado são algumas das atividades do Conselho Estadual de Cultura, órgão consultivo vinculado desde 1967 à Secretaria da Cultura. O CEC tem a função de propor, por meio de atos e resoluções, o aprimoramento de atividades em diferentes áreas culturais no Estado.
Constituído por representantes da sociedade civil, governamentais, regionais e de áreas técnicas, o Conselho contempla diversos setores artístico-culturais. Outro aspecto é a abrangência territorial, tendo em vista que os membros titulares representam os municípios das regiões norte, centro-oeste, sul, Caparaó, serrana e da Grande Vitória.