Uma parceria entre a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Espírito Santo vai oferecer ao empreendedor capixaba ferramentas ainda mais eficientes para o seu negócio. Uma das novidades é o aperfeiçoamento do recurso de localização do Radar de Oportunidades do Sebrae, a partir de dados disponibilizados pela Jucees.
A ferramenta identifica o melhor local para se abrir um negócio e, a partir de agora, terá dados em tempo real. “Antes, o recurso já existia, mas com dados puxados da Receita Federal, o que poderia trazer informações com atraso de até três meses. Agora, os dados disponibilizados são imediatos, o que oferece mais segurança na hora de tomar a decisão de onde abrir a empresa”, explica o presidente da Jucees, Paulo Alfonso Menegueli.
Ele acrescentou que essa ação é inédita e o Espírito Santo é o único do País a ter esse dado de forma instantânea. Além disso, a parceria envolve outras ações que fazem parte do projeto “Jornada de Atendimento ao Empresário”, uma plataforma digital criada pela Jucees e o Sebrae onde estarão reunidos, em um só lugar, dicas e informações essenciais ao empreendedor.
Da abertura à expansão da empresa, a ideia é contemplar os diversos momentos da vida de quem empreende. Segundo dados do Sebrae, 29% das microempresas fecham as portas em até 5 anos de existência e, entre as principais razões, está o desconhecimento e a falta de capacitação. Por isso, a ideia é oferecer também uma espécie de consultoria para quem está começando ou quer expandir seu empreendimento.
“A plataforma oferece informações, dados, dicas, consultoria e trilhas para quem não sabe como começar a empreender, já tem sua empresa e quer expandir, mudar o porte e alavancar o crescimento”, pontuou Menegueli.
Também estão previstos o contato direto com o empresário para uma monitoria gratuita e o esclarecimento sobre recursos e subsídios.