Neste domingo (23), a Terceira Ponte terá o trânsito parcialmente interditado na parte da manhã para a realização do “Pedalaço pela Paz”. As faixas mais à direita, em ambos os sentidos, serão fechadas para o passeio ciclístico, com os demais veículos trafegando na faixa mais à esquerda, perto da barreira central. A interdição parcial acontecerá das 7h às 11h e os condutores devem redobrar a atenção ao transitar pela via durante esse período.
A concentração tem início às 7h30, na Praça do Papa, em Vitória, de onde sairão os ciclistas. O percurso inclui o Pedalaço sobre a Terceira Ponte até a Praia da Costa, em Vila Velha, de onde retornarão ao ponto de partida em Vitória. Mais de 5 mil ciclistas são esperados para o evento, que terá um mini-trio elétrico, batedores de trânsito, ambulância, caminhão de apoio, distribuição de água, frutas e sorteio de seis bicicletas e outros brindes.
O “Pedalaço pela Paz – Conte até 10!” é organizado pela Alex Produções e Eventos, Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), com o apoio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Guarda Municipal, além de empresas.
Os interessados devem trocar dois quilos de alimentos não perecíveis por um kit do evento (boné e camiseta). As trocas podem ser feitas nas lojas Celeiro Bike Shop ou Supermercados Extrabom de Goiabeiras, Itacibá, Gaivotas e Valparaíso. A organização recomenda que os participantes tenham mais de 12 anos.
O passeio ciclístico “Pedalaço pela Paz – Conte até 10!” é um evento beneficente que acontece desde 1999. Em 25 anos, o evento reuniu milhares de pessoas e arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos, doadas a entidades sociais da Região Metropolitana da Grande Vitória. No último ano, o Pedalaço Pela Paz foi realizado em agosto, marcando a inauguração da Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte.