Do total de 96 anchietenses que procuraram o 2º Mutirão de Negociação de Dívidas, na Casa do Cidadão, 61 firmaram acordos com seus credores para ganhar desconto e parcelar o pagamento. O número revela o sucesso da ação organizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Municipal de Anchieta.
“O desconto nas dívidas chegou, em alguns casos, a 98% da quantia inicial”, revelou a coordenadora do Procon Anchieta, Bárbara Mulinari. “Acredito que o mutirão cumpriu seu maior objetivo, que era dar ao consumidor a oportunidade de colocar as contas em dia e ter seu nome limpo”, disse.
Bárbara contou que as empresas participantes atenderam presencialmente ou abriram canal direto. “Tivemos um representante presencialmente das empresas Cesan, Crefisa e DaCasa Financeira. As demais empresas disponibilizaram um canal direto. As campeãs de negociações foram a EDP e a Cesan”.
A coordenadora disse que a ação continua. “A EDP ainda continua com o programa de negociação, sendo que o consumidor pode vir até o Procon ou ir diretamente à unidade de atendimento. Importante frisar que este órgão municipal de defesa do consumidor realiza, durante todo o ano, o trabalho de orientação sobre o consumo consciente com os cidadãos, uma vez que não basta apenas saldar as dívidas: é preciso preservar o crédito e utilizá-lo com consciência”, alertou.
O Mutirão faz parte do Programa Procuradoria Cidadã e Bárbara adiantou que, para o ano de 2024, “estamos preparando uma ação ainda maior”.
Texto: Gilberto Vieira | Foto: Jonas Pereira