O Cultura em Toda Parte 2024 segue a programação de artes integradas pelos municípios do Espírito Santo. A quinta parada da caravana itinerante, na rota Circulação em Espaços Culturais, será em Cachoeiro de Itapemirim. Desta segunda-feira (14) até sábado (19), a Praça Jerônimo Monteiro e o Palácio Bernardino Monteiro, no município, recebem uma série de atividades que fomentam e difundem a produção artística capixaba. Na sequência, o projeto vai para Itaguaçu. Toda programação é gratuita.
Os projetos que compõem a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult) e apresentam uma programação diversificada, que passeia pela música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, e outras atrações para a comunidade.
Apresentações culturais
A programação artística em Cachoeiro de Itapemirim tem início nesta sexta-feira (18), às 18 horas, no Palácio Bernardino Monteiro, com a Cia Nós de Teatro, formada por por Brenda Perim e Marco Antônio Reis. O grupo apresenta uma contação de histórias com bonecos inanimados, baseada nos livros Da Minha Janela, O Rato e Montanha e Ah nisso eu não tinha pensado, abordando, de forma lúdica, temas como o desmatamento, a fome e o direito à cidade.
Às 19 horas, na praça Jerônimo Monteiro, acontece O Show do Onipresente, com Akilla. O artista, que começou sua trajetória nas batalhas de MCs na Grande Vitória, tem o álbum Onipresente, dois EPs, e diversas faixas solo ou com parcerias, como Rod3030 e Sain, filho do cantor Marcelo D2. Na sequência, a performance coreográfica Mistura Popular – Pretos de corpo, alma e Brasis, criada pelos artistas Rafael Mascarenhas e Mila Gomes. A apresentação é composta por danças da cultura afro-brasileira, destacando as manifestações de fé das comunidades de terreiro e a miscigenação.
No sábado (19), a partir das 19 horas, na praça Jerônimo Monteiro, o ator, encenador, pesquisador e produtor cultural João Paulo Stein apresenta A Charanga Dos Proscritos. A trama mostra a história de animais que se rebelam contra um homem explorador em uma granja. Fechando a itinerância, a apresentação da drag queen Violeta Van Cartier. Cantora, compositora e performer, formada em Artes Visuais, e vai apresentar um show autoral, com músicas do EP Todas as Marias, além de canções lançadas anteriormente e músicas de artistas femininas, em um show que enaltece a música brasileira.
Formações
De 14 a 19 de outubro, o dramaturgo e encenador teatral Oscar Ferreira realiza o curso de formação Oficina de Desenvolvimento e Formação Teatral. As atividades acontecem às 14 horas, no Palácio Bernardino Monteiro. Durante os encontros, serão abordados o desenvolvimento de jogos e dinâmicas teatrais, visando à formação de grupos e coletivo teatral, além de proporcionar noções de interpretação, montagens de cenas, estética e movimentação cênica, desenvolvimento corporal e projeção vocal. Na parte teórica, há um breve conhecimento sobre a história do teatro, dramaturgia, adereços, cenários e figurinos, visando completar o conhecimento e a orientação para pesquisas.
Oscar Ferreira é ator, dramaturgo, roteirista, orientador teatral, arte educador, encenador, recreador, artesão, consultor cultural, colaborador jornalístico cultural, bacharel em Direito, artesão em técnica mista (mosaicos/bijuteria) e modelagem em argila (ceramista).
Sobre Cachoeiro de Itapemirim
Alguns chamam de “Princesa do Sul”, outros de “Capital Secreta do Mundo”. Terra de Roberto Carlos, de Rubem Braga, de Sérgio Sampaio, e tantos outros que levaram sua arte para vários lugares, Cachoeiro de Itapemirim é uma cidade que fica a pouco mais de 130 quilômetros de Vitória, e tem uma das cinco maiores populações do Espírito Santo, com mais de 210 mil habitantes.
O município faz divisa com Alegre, Atílio Vivácqua, Castelo, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Muqui, Presidente Kennedy e Vargem Alta, e tem clima tropical quente úmido. A economia de Cachoeiro de Itapemirim se destaca nos setores de extração mineral (mármore e granito), agricultura, indústria e pecuária.
No turismo, Cachoeiro de Itapemirim tem a Cachoeira Alta, a Pedra da Ema, o Parque Natural Municipal do Itabira, a Fazenda Cafundó, a Casa de Cultura Roberto Carlos, a Casa dos Braga, o Arquivo Histórico do Centro Operário, as Comunidades Quilombolas de Monte Alegre e de Vargem Alegre, entre outros locais para visitação.
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Serviço:
Cultura em Toda Parte 2024 – Cachoeiro de Itapemirim
Rota Circulação em Espaços Culturais
Locais: Palácio Bernardino Monteiro – R. 25 de Março, n°28, Centro –
Praça Jerônimo Monteiro – R. 25 de Março, 106, Centro – Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo.
Apresentações Culturais
Data: 18 e 19 de outubro
Sexta-feira – 18 de outubro
18h – Contação de Histórias, com Cia Nós de Teatro (contação de história)
19h – O Show do Onipresente, com Akilla (música)
20h – Mistura Popular – Pretos de corpo, alma e Brasis, com Rafael Mascarenhas e Mila Gomes
Sábado – 19 de outubro
19h – A Charanga Dos Proscritos, com João Paulo Stein (teatro)
20h – Violeta Van Cartier (música)
Formações
Oficina de Desenvolvimento e Formação Teatral
com Oscar Ferreira
Quando: 14 a 19 de outubro
Horário: 14 horas
Local: Palácio Bernardino Monteiro – R. 25 de Março, n°28 , Centro