O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), está realizando uma consulta pública sobre a proposta de criação de uma nova Unidade de Conservação (UC) no maciço rochoso de Cinco Pontões, que abrange os municípios de Laranja da Terra, Itaguaçu e Baixo Guandu. Nesta quarta-feira (14), será realizada uma reunião presencial, às 19 horas, na Pousada Recanto da Pedra, em Itaguaçu, para debater a proposta com a comunidade local.
Durante o encontro presencial, serão apresentados os estudos técnicos que embasam a proposta, incluindo os limites da nova unidade e de sua zona de amortecimento. Além disso, também será possível conferir os estudos técnicos relacionados à proposta e dar sugestões em um formulário no site do Iema, na seção “Iema Divulga – Consultas Públicas”, no período de 12 a 28 de maio.
A consulta tem como objetivo garantir transparência ao processo de criação da UC e promover o diálogo com a comunidade local, que poderá conhecer os detalhes do projeto, tirar dúvidas e apresentar sugestões. A expectativa é que, além de contribuir para a conservação da biodiversidade, a criação da unidade também valorize o potencial ecoturístico sustentável no entorno dos Cinco Pontões.
A coordenadora de Gestão de Unidades de Conservação do Iema, Joseany Trarbach, destacou a importância da participação popular. “A consulta pública é uma etapa fundamental no processo de criação de UCs e garante que as decisões sejam tomadas de forma democrática e participativa, respeitando o conhecimento e as vivências das comunidades locais”, disse.