O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promoveu, nessa quinta-feira (26), a apresentação e premiação do projeto “Na Trilha do Bem-Estar”, uma iniciativa que resulta da parceria entre os programas Qualivida e Trilha Cidadã, coordenada pela Gerência de Educação Ambiental (GEA). O projeto tem como objetivo promover a saúde mental dos servidores, por meio do contato com a natureza, criando espaços que estimulam práticas de contemplação, socialização e relaxamento.
A trilha, que circula a sede do Iema em Cariacica, inclui passagem pelo revitalizado Bosque das Paineiras, onde foram plantadas cerca de 50 mudas de plantas ornamentais nativas da Mata Atlântica. Há ainda uma caminhada com cerca de 1 quilômetro pelas trilhas da Formiga, da Casa Velha e do Cipó. O cronograma de lançamento contou com ações de revitalização e conscientização realizadas internamente ao longo do mês de dezembro.
Durante a inauguração, nessa quinta-feira (26), evento que abriu oficialmente as trilhas, foram expostas fotos tiradas pelos servidores e parceiros, e as três melhores fotografias foram premiadas com um certificado de reconhecimento, um livro produzido pelo Instituto Últimos Refúgios e uma placa simbólica.
A coordenadora do projeto, Karla Fafá, enfatizou a relevância de iniciativas para a promoção do bem-estar no trabalho. “A conexão com a natureza é fundamental para a nossa saúde mental. Nós naturalmente procuramos espaços que nos restauram”, disse. Ela acrescentou que ações como a limpeza das trilhas são essenciais para a conscientização ambiental e o fortalecimento da comunidade.
A coordenadora de Gestão, Inovação, Projetos Especiais e Melhorias de Processos do Iema, Maria Aparecida Sodré Dias, participou do processo de desenvolvimento e implementação da trilha e ressaltou a importância de conhecer e se envolver com o local para promover o cuidado e a valorização do espaço. “É fundamental saber a história para que possamos cuidar e amar mais este lugar. O trabalho de conscientização é importante, não apenas para nós, mas também para a comunidade do entorno”, declarou.
O projeto “Na Trilha do Bem-Estar” seguirá sendo realizado em 2025, com grupos semanais, internos e externos, voltados para questões de saúde mental, abordando os cinco sentidos dos participantes. Outros grupos focais serão organizados para discutir temas sugeridos pelos servidores, promovendo diálogos durante as caminhadas.