EJA: como aumentar a frequência, com a ajuda de parceiros locais
O Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizarão, no dia 3 de setembro, um encontro para compartilhar e debater experiências de busca ativa a fim de aumentar as matrículas na educação de jovens e adultos (EJA), protagonizadas por redes municipais e estaduais de ensino, escolas públicas e institutos federais . As ações têm contribuído para a ampliação das matrículas da EJA e serão partilhadas no evento como exemplos de boas práticas que podem inspirar outras redes de ensino.
Para participar, os interessados devem faze r sua inscrição na plataforma da Undime . O encontro acontece rá de forma remota, das 15h às 17h, no canal do MEC no YouTube e no Conviva Educação .
Campanha – Até o dia 6 de setembro, a Pasta promove um a c hamada p ública para a EJA, uma das estratégias previstas no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos . O objetivo é estimular a volta aos estudos dessa parcela da população que precisou abandoná-los ou que não frequentou a escola.
A Undime é parceira do MEC na campanha e o eve nto contará com relatos de experiências desenvolvidas nas cinco regiões do País. Jessé Dantas, chefe de departamento da EJA na rede estadual do Acre , falará sobre a divulgação do programa Pé – de – Meia , poupança criada para fomentar a permanência escolar . Essa estratégia estimula os jovens a matricularem-se no ensino médio da EJA.
Outra experiência apresentada será a realização de ev entos culturais para divulgar a modalidade entre seus potenciais estudantes, como demonstrará Adria Maciel, coordenadora de EJA da rede municipal de Campina Grande (PB). Já Josiane Luana da Silva, secret á ria municipal adjunta de Educação de Ribas do Rio Pardo (MS), evidenciará a potência das ações intersetoriais, a partir do trabalho colaborativo com a secretaria municipal de assistência social.
No mesmo sentido , a professora Ivanir Ribeiro, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) , destacará a parceria com os Centros de Referência da Assistência Social ( Cras ) na busca por estudantes para os cursos técnicos da EJA. Por fim, Adriana Faria, diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida , partilhará a experiência de procurar os estudantes n os arqui vos da escola , com a finalidade de estimular o retorno daqueles que deixaram a unidade de ensino sem concluir o ensino fundamental.
A mediação do encontro será feita por Mariângela Graciano, coordenadora-geral de EJA da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão ( Secadi ).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi