Desde 1972, o dia 5 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas para engajar pessoas de todo o mundo na proteção do meio ambiente. Para o McDonald’s, esses esforços acontecem durante todo o ano. Operada pela Arcos Dorados em 20 países da América Latina e Caribe, a marca é guiada por sua estratégia ESG, a Receita do Futuro, e coloca em prática diversas ações que combatem desafios ambientais globais.
Inspirando a sociedade e o setor de restaurantes a criar um futuro mais verde e com base em seus pilares estratégicos, a empresa tem estruturado iniciativas de impacto ambiental positivo dentro e fora dos restaurantes, agindo desde a origem dos ingredientes até a transformação de seus resíduos em novos produtos. Mas afinal, o que vira o quê no Méqui?
Resíduos Orgânicos
Assim como na natureza, em alguns restaurantes, os resíduos orgânicos são reaproveitados num ciclo virtuoso: são encaminhados da cozinha e do salão para uma composteira, onde se tornam adubo para a Horta do Méqui. Ali, são cultivados ervas e temperos como coentro, manjericão, hortelã e alecrim, e doados aos funcionários, que se familiarizam com uma simples forma de aplicação da economia circular dos alimentos.
Óleo Vegetal
Nem todo mundo imagina, mas quando descartado incorretamente, 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água e prejudicar as mais robustas tubulações de esgoto (Sabesp). Pensando em como reaproveitar o óleo de cozinha, o McDonald’s implementou um procedimento de reciclagem em 100% dos seus restaurantes. Em 2023, foram reciclados mais de 2 milhões de litros de óleo. Este, é transformado em produtos de limpeza e biodiesel – que emite 48% menos CO2 que o combustível fóssil -, evitando seu descarte inadequado e preservando recursos naturais, como o solo e os corpos d’água.
Uniformes
Uma vez que não têm mais uso, os uniformes desgastados são devolvidos à Martin Brower, parceira de logística de abastecimento, que posteriormente encaminha para a Ideal Work, fornecedor de uniformes. Através de uma técnica de desfibramento, o parceiro transforma os uniformes em novos aventais para os colaboradores do McCafé.
Agindo pelo Futuro
Além destas iniciativas, o McDonald’s vem aprimorando a cada dia as suas práticas sustentáveis, que incluem:
- A redução do consumo de energia e reuso da água em suas operações;
- O investimento em fontes de energia renovável no mercado livre de energia, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa: 70% dos restaurantes operados diretamente pela Arcos Dorados já são abastecidos com energia limpa;
- A colaboração com fornecedores e parceiros para promover a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos, garantindo a origem responsável dos produtos utilizados – 100% dos fornecedores são auditados em questões socioambientais.
Essas metas refletem o compromisso contínuo do McDonald’s com o planeta, demonstrando sua visão de liderança e inovação no setor de restaurantes, e além de poupar os recursos naturais, preservam o meio ambiente, geram competitividade no setor, oportunidades de negócios, empregos e renda.
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.350 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 95.000 funcionários (dados de 31/12/2023). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site.