O projeto CIDADE.IM.CONTATO: JAM NA PRAÇA realiza três sessões de Contato-Improvisação, combinando aulas instrutivas com momentos de jam, para três praças em Cachoeiro de Itapemirim.
Contato-Improvisação é uma prática de dança focada na relação, proposta pelo renomado coreógrafo norte-americano Steve Paxton em 1972. Desde então, essa forma única de expressão corporal se espalhou globalmente, encontrando raízes na região com o primeiro Festival de Contato-Improvisação do Espírito Santo realizado em 2021.
O professor e diretor das sessões, Weber Cooper, destaca que “o Contato-Improvisação é para todas as pessoas que se interessam em se expressar e se relacionar por meio da dança.” O projeto proporciona uma oportunidade única para o público vivenciar essa prática em espaços públicos, como a Praça de Fátima, no centro, a Estação Cidadania Cultura “Sérgio Sampaio” conhecida também como “Praça da Cultura”, no Bairro Rui Pinto Bandeira, e a Praça do Alto Village.
Cada sessão de 90 minutos começa com uma aula, seguida por um momento de improvisação coletiva (jam). Weber Cooper ressalta a importância dessa experiência em dança, explorando princípios como toque, peso, gravidade, condução, queda, rolamento e força centrífuga.
Além disso, as sessões não são apenas aulas, mas também apresentações ao vivo de dança improvisada, onde o público pode participar ativamente ou observar os diálogos corporais que se desenrolam entre os participantes. A natureza inclusiva das sessões em espaços públicos permite que diversos públicos participem dessa experiência única.
Weber Cooper, com mais de seis anos de experiência como investigador do Contato-Improvisação, conduzirá e mediará as sessões, convidando o público a participar da improvisação e composição em tempo real. As sessões seguirão um roteiro que compreende apresentação inicial, investigação guiada, investigação livre e roda de finalização.
Após o sucesso do 1º ESimContato, o Contato-Improvisação está se consolidando em Cachoeiro de Itapemirim, reunindo dançarinos e interessados. A proposta busca dar continuidade a esse movimento, proporcionando apresentações nas três praças que foram palco das ações do Festival.
As sessões acontecem nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. Dia 31 será na Praça de Fátima, dia 1 de fevereiro na Estação Cidadania Cultura “Sérgio Sampaio” (Praça da Cultura) no Bairro Rui Pinto Bandeira e dia 2 na Praça do Alto Village. Os interessados em participar precisam se inscrever pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/xKWYqCADTBrtCcgP6. Mais informações pelo instagram @atuacao.art ou pelo e-mail grutua@gmail.com. Destinado a maiores de 14 anos. Inscrições gratuitas.
Este evento é possível graças aos recursos do FUNCULTURA, por meio do Edital 014/2022 Fundo a Fundo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim e representa uma oportunidade única para a comunidade experimentar e se envolver com o Contato-Improvisação e a Dança contemporânea.
Serviço
Aulas e Jam’s de Contato-Improvisação (gratuito)
Dias: 31/1, 01 e 02/2
31 de janeiro
Horário: 17h às 18h30
Local: PRAÇA DE FÁTIMA
Av. Beira-Rio, 1 – Guandú, Cachoeiro de Itapemirim – ES, 29300-300
1 de fevereiro
Horário: 9h às 10h30
Local: PRAÇA DA CULTURA
Av. Rui Pinto Bandeira, 1936-2020 – Rui Pinto Bandeira, Cachoeiro de Itapemirim – ES, 29315-834
2 de fevereiro
Horário: 17h às 18h30
Local: PRAÇA DO ALTO VILLAGE
Village da Luz, Cachoeiro de Itapemirim – ES, 29309-356
Inscrições: https://forms.gle/xKWYqCADTBrtCcgP6
Mais informações: gruatua@gmail.com