Faltam poucos dias para encerrar o prazo, que vai até 31 de dezembro, para os produtores rurais fazerem a atualização cadastral de rebanhos. O procedimento, coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), é obrigatório e gratuito, e inclui bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, animais aquáticos e abelhas.
Segundo José Dias Porto Júnior, responsável no Idaf pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, até o momento foram registradas pouco mais de oito mil atualizações, o que corresponde a menos de 30% do total esperado. “Até o momento, Águia Branca é o município com maior adesão, enquanto em Muniz Freire ainda não há quase nenhum registro”, disse o coordenador.
A atualização deve ser feita on-line, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), que os criadores já utilizam para gestão dos dados de criação e movimentação de animais, e que pode ser acessado neste endereço: https://idaf.es.gov.br/siapec.
Os produtores que ainda não têm login e senha no Siapec devem procurar a unidade do Idaf em seu município, levando documentação pessoal, e preencherão no local um formulário específico, indicando espécies, faixa etária, entre outros dados dos animais.
Para mais informações sobre o procedimento de atualização cadastral, acesse: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho.