Este conteúdo foi produzido por Verena Greco.
Economizar energia em um comércio pode ser um grande desafio, principalmente se a gestão desconhecer as melhores práticas do mercado energético.
Por isso, este artigo conta com 5 maneiras que vão além do senso comum para guiar a sua empresa a tomar decisões estratégicas, visando a economia não só de energia, mas também de outros recursos.
Além disso, ao final, também será possível conferir ferramentas e inovações que vão elevar a eficiência energética comercial, reduzir custos e agregar valor ao seu comércio com muita excelência e zero investimento!
Consumo de energia em comércios
Com impacto decisivo no faturamento, o consumo de energia em um comércio pode ser tanto uma ameaça quanto uma oportunidade para os gestores, uma vez que pode representar um dos gastos mais densos do financeiro das empresas.
Dessa forma, é muito importante que o aspecto energético de qualquer comércio seja discutido de maneira estratégica, para garantir as seguintes vantagens:
- economia de recursos;
- redução de gastos na conta de luz;
- flexibilidade e adaptabilidade a mudanças e/ou crises socioambientais.
5 maneiras nada óbvias para economizar energia no seu comércio
Para além da substituição de lâmpadas convencionais (incandescentes e fluorescentes) por lâmpadas LED, tirar aparelhos da tomada e outras formas clássicas e populares de gastar menos energia em comércios, existem outras maneiras de diminuir esse custo com impactos tão relevantes ou ainda maiores.
Por isso, se você tem em vista poupar recursos financeiros e naturais, além de diminuir a pegada de carbono da sua empresa, acompanhe, a seguir, 5 maneiras nada óbvias para economizar energia no seu comércio:
1. Fuja do pico de consumo de energia
Segundo relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o pico de demanda energética é registrado entre 17h30 e 21h30, em dias de semana, na maior parte das regiões do Brasil.
Dessa forma, adequar a rotina de trabalho aos horários fora dos grandes picos de consumo energético pode ser uma excelente saída para reduzir custos na conta de luz da sua empresa.
Afinal, é possível solicitar mudança de taxa, migrando da Tarifa Convencional para a Tarifa Branca, de menor valor. Assim, caso o perfil do seu negócio seja adequado a essa solicitação, é possível não só reduzir custos, mas também colaborar com a diminuição da sobrecarga do fornecimento de energia da sua localidade.
2. Salve seus dados nas nuvens
Outra maneira de diminuir o consumo de energia na sua empresa é optar pelo armazenamento de dados informacionais em nuvens e não em servidores locais.
Dessa forma, além de reduzir ou até mesmo eliminar os custos energéticos para manter os servidores conectados e em funcionamento, a economia também virá pelo fim da necessidade de refrigeração e controle de umidade da sala do servidor, essenciais para evitar incêndios, falhas e sobreaquecimento dos aparelhos.
3. Use o espaço de trabalho a seu favor
Ambientes escuros, quentes, abafados e pouco ventilados exigem naturalmente mais gastos com energia elétrica, devido ao uso de mais lâmpadas, ar-condicionado e ventiladores, principalmente.
Por isso, preferir materiais com tecnologia de isolamento térmico, além de priorizar iluminação e ventilação natural no ambiente de trabalho, é uma excelente tática para manter a sua conta de luz sob controle e, portanto, a saúde financeira do seu negócio a médio e longo prazo.
Assim, investir no conforto térmico e visual por meio de soluções arquitetônicas, biofílicas ou outras intervenções em design de interiores pode ser a grande chave para garantir o bem-estar dos usuários do espaço, sem precisar ficar com o ar condicionado ligado o dia inteiro.
4. Verifique o estado dos aparelhos
Verificar periodicamente o estado dos aparelhos elétricos e eletrônicos do seu comércio é um protocolo bastante simples de ser aplicado, com resultados significativos também a médio e longo prazo.
Isso se deve ao fato de que dispositivos desajustados geralmente puxam mais energia do que realmente precisariam, caso estivessem funcionando adequadamente. Por isso, a manutenção preventiva te ajuda a evitar flutuações na conta de luz, reduzindo custos.
5. Implemente uma energia renovável
Com a maior penetração do desenvolvimento sustentável e da economia circular na sociedade atual, implementar fontes de energia limpa na sua empresa pode trazer uma série de benefícios relacionados à eficiência energética de menor custo — além da possibilidade de trazer aumentos na receita da sua empresa.
Confira as principais vantagens do investimento em energia renovável no seu comércio:
- redução de encargos;
- redução da pegada de carbono;
- conformidade com leis ambientais;
- fortalecimento ou implementação de ESG;
- possibilidade de venda do excedente de energia.
Solar Digital: energia compartilhada sem custo inicial
Adotar a energia solar no seu comércio é a decisão que você pode tomar hoje e que te garantirá o futuro. Afinal, ela é a segurança da vantagem competitiva em tempos não só de crises, como também de evolução da sociedade.
Quer economizar energia no seu comércio e ainda garantir todos esses benefícios com a empresa líder em sustentabilidade empresarial, com mais de 20 anos no mercado brasileiro? Então, utilize agora mesmo a simulação de economia EDP e conheça de uma vez por todas a solução ideal para a sua empresa.